Projeto de reciclagem de roupas arrecada peças sem condições de uso




Peças de roupas manchadas, com furos ou rasgadas – que não têm mais condições de uso, agora podem ser recicladas. As lojas Renner disponibilizam pontos de coleta dos materiais em algumas unidades da rede, os chamados EcoEstilo. Segundo o gerente de Ecoeficiência da rede, Eduardo Ferlauto, o material recebido passa por um processo de triagem e pode ter diferentes destinos.

“A gente tem grupos que trabalham para transformar essas peças em peças reutilizáveis. A gente tem uma parte que vai para a reciclagem, processo mais industrial, em que a peça se transforma em fio têxtil”, explica.

Os fios reciclados podem ser usado desde a indústria têxtil até a automotiva. “Todas essas iniciativas estão pautadas no conceito de economia circular. A gente busca ter o máximo de vida útil para os produtos”.

Atualmente, os pontos de coleta estão distribuídos em 65 lojas de 21 estados brasileiros. Desde 2017, 250 quilos de roupas foram arrecadados e tiveram a destinação correta por meio da iniciativa. Para descartar o material é só deixar as peças diretamente dentro das caixas disponíveis nas lojas.


Não é necessário que as roupas tenham sido adquiridas na loja. A única recomendação é que o material esteja limpo. “A gente só pede esse cuidado. Ao fazer o descarte, é preciso cuidar com o que pode haver de contaminação”, explica. Isso facilita o trabalho de triagem e garante um melhor aproveitamento das peças.

Alguns tipos de tecidos, especialmente os sintéticos, podem levar mais de 50 anos para se decompor. Por isso a importância de dar aos tecidos o destino adequado. Além da reciclagem de roupas, a empresa também tem pontos de coleta para embalagens vazias de produtos de beleza e perfumaria.

Desde 2011, 160 toneladas de embalagens foram coletadas e recicladas. Em Curitiba, as lojas dos shoppings Palladium e ParkShopping Barigui contam com pontos de arrecadação.

Fonte: https://paranaportal.uol.com.br/cidades/527-projeto-reciclagem-roupas/




Veja também



Reserva e Senai lançam programa de inovação para produção de fibras sustentáveis
Adidas lança camisas pré-jogo feitas de plástico reciclável para gigantes europeus
Empresa curitibana produz móveis exclusivos com cordas ecológicas
Lixo no Japão: país dá exemplo no tratamento de lixo e cuidado com o meio ambiente