Software revoluciona a tomada de decisão para o design de embalagens




Ferramenta foi desenvolvida para aumentar o potencial de reciclabilidade de materiais e produtos.

A TriCiclos, empresa de engenharia de economia circular, apresenta ferramenta de gestão que permite que empresas conheçam mais a fundo a probabilidade de reciclagem efetiva das suas embalagens. A ferramenta realiza análise de cada componente da embalagem, trazendo dados concretos do seu comportamento na cadeia de reciclagem local, apontando oportunidades de melhorias, de forma a reduzir ou eliminar seu impacto negativo.

Chamado de “IR” (Índice de Reciclabilidade), o software ainda é capaz de analisar comparativamente a embalagem com outras semelhantes, classificando-as conforme o grau de reciclabilidade para, em seguida, apresentar planos de ação. Ele também permite que empresas visualizem informações de seus portfólios em escala global ou local.

“Desde sempre, focamos na rastreabilidade dos materiais, por isso fomos trabalhando com bancos de dados complexos. Nesse caso, tratava-se de acompanhar de forma completa os diferentes tipos de materiais (desde a origem até o seu destino final), e também sua reciclabilidade, com o máximo de detalhes possível”, explica o fundador e Presidente Executivo da TriCiclos, Gonzalo Muñoz.

Entendendo que esses dados representavam uma das principais fontes de valor para a empresa e seus clientes, foi que a TriCiclos idealizou o IR.

Hoje, o IR da TriCiclos é capaz de transformar a complexidade da cadeia de valor de embalagens em dados concretos, conectando e relacionando decisões das equipes de desenvolvimento, operações e mesmo do marketing com as alternativas pós-consumo e a realidade local. A principal fonte de informação para o desenvolvimento do software foi a rede de Pontos Limpos da TriCiclos (nome dado aos pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis, com uma metodologia própria da empresa). Junto com outras soluções de gestão de materiais recicláveis, que a empresa opera em diferentes regiões, ela encoraja que o consumo consciente seja uma decisão rotineira. Segundo a empresa, por meio deste “voto”, será possível tornar a reciclagem muito mais eficaz.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/inovacao/tecnologia/software-design-de-embalagens/




Veja também



Bioplástico compostável é alternativa sustentável para produtos descartáveis
Pesquisadores estadunidenses criam tecnologia para transformar esgoto em petróleo
Maior fazenda solar flutuante do mundo está em funcionamento na China
Fibra de caju é reaproveitada para fazer hambúrguer