Eccoplastic cria processo 100% sustentável na descaracterização de blisters




A Eccoplastic é especializada em soluções para descaracterização e destinação correta de blisters, e tem como objetivo oferecer soluções em descartes não poluentes para seus clientes, comprometendo-se com a qualidade de seus processos de modo sustentável.

A empresa foi fundada em 2015, com início das atividades em 2016. Seu principal intuito, destinou-se em criar uma solução para as cartelas de medicamentos (PVC e alumínio), mais conhecidas no mercado farmacêutico, como blisters.

A ideia de pesquisar e criar o mercado, surgiu em 2013 e 2014. Naquele tempo, o que denominava era o processo químico (água + soda cáustica), o qual gerava rejeito para aterros, poluentes e águas contaminadas, além de colocar em risco o colaborador.

O principal propósito era fugir dos processos primários que eram utilizados no Brasil. No entanto, durante 3 anos, não foram encontradas soluções alguma para o PVC do alumínio, até surgir uma feira de sustentabilidade em Toronto, no qual um dos sócios, Clóvis Ricci, participou e encontrou uma oportunidade que poderia ser um diferencial para o processo inteiro.

Esse processo é 100% sustentável, sem a utilização de água, química (soda cáustica) e sem queimar (co-processamento/incineração). O andamento é feito a seco, e o melhor é que as cartelas de medicamentos reciclados se transformam em nova matéria-prima, podendo ser utilizadas em segmentos diversos.

Além do processo sustentável, há um controle de sustentabilidade do início ao fim, no qual é gerado laudos conclusivos que comprovam o destino correto através de fotos.

Atualmente, a Eccoplastic envia em destino correto cerca de 120 a 140 toneladas de blisters por mês, crescendo mais de 150% por mês. Sua meta é triplicar o volume de blisters reciclados até maio de 2019. Seu intuito é entrar no mercado de proteção a marca até o final de 2018.

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/eccoplastic-cria-processo-100-sustentavel-na-descaracterizacao-de-blisters/




Veja também



Bióloga cria substrato para telhado verde com bagaço de cana e fibra de coco
Empresa curitibana produz móveis exclusivos com cordas ecológicas
Após contaminação do rio Pará, ONU diz que segurança ambiental deve ser prioridade na mineração.
Pesquisadores estadunidenses criam tecnologia para transformar esgoto em petróleo