WINELEATHER: Marca italiana utiliza bagaço de uva para criar uma alternativa ao couro


Já faz um tempo que o couro tradicional e o sintético vêm sendo substituídos em alguns segmentos industriais, seja por seus impactos ambientais ou pela preocupação com os animais. Hoje, já existem diversos tipos de materiais alternativos ao couro e que são usados em diferentes lugares do mundo.

Alguns exemplos são o Piñatex™ , um tecido natural criado a partir das fibras da folha do abacaxi ou a Dinamica®, uma micro-fibra feita a partir da reciclagem de garrafas PET. No Brasil, a estilista Flavia Aranha já trabalhou com o Tecido da Floresta, chamado de ‘couro orgânico’. Trata-se de uma aplicação de látex natural sobre uma manta de algodão e juta, feito por uma cooperativa de Rondônia.

Uma outra alternativa, mais recente, foi criada pelo arquiteto italiano Gianpiero Tessitore. A partir de óleos e fibras da uva, ele criou o Wineleather, um material que imita o couro, feito a partir dos resíduos da produção de vinho, como sementes, cascas e talos da uva.

Um fato interessante é que o processo de transformação dos resíduos da uva em um material similar ao couro não utiliza água, ácidos ou metais pesados. Após a extração do suco das frutas, o bagaço é submetido a um processo de separação e desidratação.

Depois, o produto passa por processos mecânicos e é finalmente misturado a algumas substâncias que o tornarão em uma espécie de tecido com a mesma função, estética e textura do couro.

"A ideia veio em 2014, quando me dei conta de que as indústrias de moda, móveis e couro não tinham uma alternativa verde e cruelty-free para o tradicional couro animal ou tecido sintético”, disse Gianpiero ao site Unfiltered.

“É uma grande satisfação para nós propor um produto Made in Italy que represente, de forma eco-sustentável, duas das maiores excelências italianas: a Moda e o Vinho, os dois mundialmente conhecidos como ícones de estilo pela alta qualidade dos seus produtos e pela tradição de sua produção artística e artesanal”, diz uma nota no site da empresa.

Fonte: https://followthecolours.com.br/style/wineleather-couro-bagaco-uva/




Veja também



Você sabe onde destinar resíduos plásticos de forma correta?
Empresa transforma resíduos em corantes para roupas
Califórnia vai construir usina de energia eólica em alto mar
Você sabe qual a origem do Dia do Engenheiro Agrônomo?