Pallet biodegradável é fabricado com casca de coco




A utilização da fibra de coco na produção de materiais não é uma grande novidade, esta fibra já é utilizada na fabricação de cordas, vasos e tapetes. Através do aperfeiçoamento do processo utilizado para fabricar esses materiais foi possível criar o pallet biodegradável de coco.

Diferente dos pallets de madeira, o pallet de coco não leva resina sintética em seu processo de fabricação, o uso de pesticidas e aditivos também não se faz necessário ao pallet de coco e o resultado disso é um palete biodegradável. Isso significa que apesar de ser feito para exportação, quando ele estiver desgastado e sem uso, pode ser triturado, reciclado ou compostado. Inclusive, já existem estudos em desenvolvimento visando maneiras de usar os paletes como fertilizantes para o solo.

Segundo a empresa responsável pela fabricação desses biopallets, cerca de 1.7 bilhões de paletes de madeira são produzidos anualmente, causando o uso desnecessário de aproximadamente 200 milhões de árvores por ano.

Além de ser benéfico ao meio ambiente, por ser biodegradável, os pallets de coco também poupam árvores e geram renda aos pequenos produtores.

Os pallets de coco além de ser uma ótima solução para o meio ambiente, não perdem em nada para os pallets de madeira no quesito qualidade de resistência, eles são mais duráveis, resistentes ao fogo, além de ocuparem menos espaço, sendo mais compactos e muito bonitos.

Fonte: https://ecossis.com/noticias/pallet-biodegradavel-e-fabricados-com-casca-de-coco/




Veja também



Método permite aumentar eficiência do tratamento de água
Folha de bananeira substitui plástico em mercearia de São Paulo
Bióloga cria substrato para telhado verde com bagaço de cana e fibra de coco
Reserva e Senai lançam programa de inovação para produção de fibras sustentáveis