Holanda cria ciclovias que geram energia limpa


Parte importante para a mudança de comportamento do homem em relação ao meio ambiente, a substituição da matriz energética mundial para processos ecologicamente corretos é essencial. Neste contexto, a energia solar se apresenta como uma das alternativas mais viáveis, com processo limpo, fácil instalação e versatilidade.

Aproveitando o potencial deste tipo de geração de energia, a cidade de Krommenie, localizada a 25 km de Amsterdam, na Holanda, resolveu revolucionar. Um bloco inteligente que substitui o asfalto foi colocado ao longo de 70 metros de uma ciclovia, capaz de gerar energia limpa a partir da captação de raios solares.

Batizado do SolaRoad, o projeto ainda é um protótipo, porém, pode produzir energia suficiente para alimentar casas de três famílias durante o ano. O bloco é um tipo especial de concreto coberto por uma camada de um vidro muito resistente e células fotovoltaicas, responsáveis pela transformação dos raios do sol em eletricidade.

A ideia aumenta a extensão do uso de placas destinadas a energia solar e ao mesmo tempo não causa nenhum impacto na paisagem e, muito menos, no meio ambiente. Capaz de produzir 50 quilowatts-hora por metro quadrado, o SolaRoad ainda é 30% menos eficiente que as placas solares colocadas nos telhados das casas, por conta da inclinação.

Responsável pelo projeto, a TNO, uma organização independente de inovação, pretende aumentar a extensão dos blocos para 300 metros até 2016. A iniciativa tem o custo de 3 milhões de euros.

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/holanda-cria-ciclovias-que-geram-energia-limpa/




Veja também



Cloro passa a ser produzido a partir da água do mar em Fernando de Noronha
Rede de supermercados lança terra vegetal com resíduos orgânicos de sua operação
Proposta de cidade flutuante autossustentável ganha apoio da ONU
Cientistas apresentam “madeira transparente” para a construção civil