Cientistas belgas criam painel solar que produz hidrogênio




Os engenheiros de biociência da Universidade Católica de Leuven (KU Leuven), da Bélgica, criaram um painel que produz gás hidrogênio a partir da umidade do ar. Após dez anos de desenvolvimento, o painel agora pode produzir 250 litros por dia – um recorde mundial, de acordo com os pesquisadores. Vinte desses painéis poderiam fornecer eletricidade e calor para uma família durante um inverno inteiro.

O gás hidrogênio é um vetor de energia que pode ser facilmente armazenado e transportado, e pode ser convertido tanto em eletricidade quanto em calor. O gás não libera gases de efeito estufa ou substâncias tóxicas, desde que você use energia limpa para produzi-lo. É isso que a equipe do Professor Johan Martens desenvolveu: um dispositivo que transforma a luz solar e o vapor de água em gás hidrogênio de maneira sustentável.

Um painel solar tradicional converte entre 18% e 20% da energia solar em eletricidade. Se você tiver que usar essa energia elétrica para dividir a água em hidrogênio e oxigênio, você perde muita energia. Os engenheiros então resolveram esse problema ao projetar um painel de gás hidrogênio de 1,6 m² que converte 15% da luz solar diretamente em gás hidrogênio.

O gás hidrogênio de fontes renováveis ​tem sido uma perspectiva promissora no mercado de energia há anos, mas a verdadeira inovação ainda não aconteceu. O gás hidrogênio é considerado caro e difícil de produzir e armazenar e a maior parte dele é produzido usando petróleo e gás – imagine o impacto para o clima ou o meio ambiente. Entretanto, os cientistas acreditam que isso está prestes a mudar.

Na universidade, eles já possuem um desses grandes painéis. “O painel produz cerca de 250 litros por dia durante um ano inteiro. Esse é um recorde mundial”, diz o pesquisador da KU Leuven, Jan Rongé. “Vinte desses painéis produzem calor e eletricidade suficientes para atravessar o inverno em uma casa completamente isolada e ainda ter energia restante. Adicione mais vinte painéis e você poderá dirigir um carro elétrico por um ano inteiro.”

Tudo isso ainda é baseado em cálculos. Mas em breve, os pesquisadores começarão um projeto piloto para testar a teoria em campo.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/inovacao/tecnologia/cientistas-belgas-painel-solar-produz-hidrogenio/




Veja também



A nova geração de guardiões da natureza
Empresas criam tênis feito com chiclete
Bacias de plástico ajudam a gerar energia eólica para vietnamitas de baixa renda
Califórnia vai construir usina de energia eólica em alto mar