Pesquisadores estadunidenses criam tecnologia para transformar esgoto em petróleo




Pode soar como ficção científica, mas pesquisadores do Laboratório Nacional do Pacífico Noroeste do Departamento de Energia, nos Estados Unidos, desenvolveram projeto que pode transformar o esgoto comum em óleo biocrude.

A tecnologia, chamada liquefação hidrotérmica(HTL), imita as condições geológicas que a Terra usa para criar petróleo bruto, usando alta pressão e temperatura. O material resultante é semelhante ao petróleo bombeado para fora do solo, com uma pequena quantidade de água e oxigênio misturado. Este biocrude pode então ser refinado usando operações convencionais de refinação de petróleo.

As estações de tratamento de águas residuais nos EUA tratam aproximadamente 34 bilhões de litros de esgoto todos os dias. Esse montante poderia produzir o equivalente a cerca de 30 milhões de barris de petróleo por ano. A tecnologia também pode ser utilizada para produzir combustível a partir de outros tipos de matérias-primas orgânicas húmidas, tais como resíduos agrícolas.

Usando a liquefação hidrotérmica, a matéria orgânica pode ser dividida em compostos químicos mais simples. O material é pressurizado e a lama entra em um sistema de reator, operando a cerca de 660 graus Fahrenheit. O calor e a pressão fazem com que as células do material residual se dividam em diferentes frações.

Além de produzir combustível útil, o HTL poderia dar aos governos locais significativas melhoria na economia de custos ao eliminar a necessidade de tratamento, transporte e descarte de resíduos de esgoto.

A tecnologia foi licenciada para a empresa Genifuel Corporation, que agora trabalha com a empresa Metro Vancouver, em parceria com autoridades da terceira maior cidade do Canadá, a Colúmbia Britânica, para construir uma planta piloto, a um custo estimado de US$8 a US$ 9 milhões de dólares canadenses.

Além do biocrude, a fase líquida pode ser tratada com um catalisador para criar outros combustíveis e produtos químicos. Também é gerada uma pequena quantidade de material sólido, que contém nutrientes importantes.

Fonte: https://www.saneamentobasico.com.br/tecnologia-transformar-esgoto-petroleo/




Veja também



Primeira garrafa de água totalmente biodegradável é lançada
Cientistas transformam CO2 em carvão na Austrália
Nanotecnologia aliada ao meio ambiente
Designer cria embalagens biodegradáveis usando algas