Máquina faz suco de laranja e produz copos com as cascas


Desenvolvida na Itália, a Feel the Peel é uma máquina de suco de laranja perfeitamente integrada à economia circular.

O estúdio de design italiano Carlo Ratti Associati criou uma máquina de suco de laranja que usa as cascas das frutas para produzir os copos em que a bebida é servida. A Feel the Peel foi criada em parceira com a empresa de energia Eni e tem como proposta mostrar que a circularidade da economia é algo tangível.

A máquina possui mais de três metros de altura e tem capacidade para 1,5 mil laranjas, que são armazenadas no topo do equipamento, formando uma espécie de teto circular. Ao pedir um suco, as laranjas deslizam pela estrutura, são cortadas e espremidas dentro da máquina.

As cascas são depositadas em um compartimento transparente na parte inferior do equipamento. Esse material é coletado e seco, formando um pó que é misturado com ácido polilático (PLA) para se transformar em bioplástico.

A mistura é então aquecida para formar filamentos, que abastecem a impressora 3D acoplada à máquina e que imprime os copos para os usuários.
A produção do filamento que dá origem aos copos não acontece na hora, já que as cascas de laranja demoram algum tempo para secar e a mistura com o PLA precisa ser feita em laboratório.

O idealizador do projeto, Carlo Ratti, explica o princípio por trás dessa inovadora máquina de suco de laranja: “Tentamos mostrar a circularidade de maneira muito tangível, desenvolvendo uma máquina que nos ajuda a entender como as laranjas podem ser usadas para muito além do suco. As próximas interações podem incluir novas funções, como impressão de tecido para roupas usando cascas de laranja.”

Fonte: https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/7524-maquina-faz-suco-de-laranja-e-produz-copos-com-cascas.html




Veja também



Programa de logística reversa vai trocar embalagens por produtos
Empresas da região Noroeste - RS se unem em ação que usa impressora 3D para confeccionar máscaras para profissionais da saúde
Países dão exemplo no combate ao aquecimento global
Universidade pesquisa a reciclagem de plásticos usados na área da saúde