Você sabe qual a origem do Dia do Engenheiro Agrônomo?


Em 1875, na Bahia, foi constituída a primeira escola de Agronomia no Brasil, na comunidade de São Bento das Lages. A segunda escola foi fundada em Pelotas, no Rio Grande do Sul, no ano de 1883. Mas o reconhecimento do trabalho do engenheiro agrônomo só aconteceu muito tempo após o início da agronomia no Brasil. Em 12 de outubro de 1933, o decreto presidencial de número 23.196 regulamentou o exercício da profissão. A data foi adotada pela categoria como o Dia do Engenheiro Agrônomo.

Com a regulamentação, a profissão do engenheiro agrônomo e do agrônomo eram consideradas sinônimos. Entretanto, em 1946, o decreto lei 9.585/46, oficializou que os estabelecimentos de ensino superior concedem apenas o título de engenheiro agrônomo.

O profissional não trabalha apenas em fazendas e sítios. Sua atuação se estende a empresas de consultoria, indústrias de fertilizantes, defensivos agrícolas, herbicidas, alimentos e até mesmo a bancos de financiamento e investimento, na fiscalização da distribuição do crédito agrícola e em formas de aperfeiçoamento das espécies vegetais e animais.

Fonte: http://editoraunesp.com.br/blog/12-de-outubro-e-dia-do-engenheiro-agronomo




Veja também



Medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão feitas a partir de materiais eletrônicos descartados
Turbinas eólicas flutuantes poderão gerar energia para plataformas petrolíferas no Brasil
Estudantes brasileiros desenvolveram biofilme feito de folhas de goiabeira
Materiais magnéticos mostram potencial para tratar derramamento de petróleo