14 de agosto o Dia Nacional do Controle da Poluição Industrial




Comemorado nesta quarta-feira, dia 14 de agosto o Dia Nacional do Controle da Poluição Industrial foi criado para que a população, governos e empresários reflitam sobre a necessidade da diminuição de poluentes gerados.

Sendo este o dia da responsabilidade de todas as indústrias, que devem buscar alternativas para poluir cada vez menos o meio ambiente. A data proposta pelo Ministério do Meio Ambiente sugere a redução dos poluentes emitidos pelas empresas e alternativas de reestruturação ambiental.

Segundo a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), considera-se poluente qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, prejudicando o bem-estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora, ou seja, prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.

A emissão de gases poluentes na atmosfera também está modificando a natureza, além de contribuir para o aquecimento global (elevação da temperatura do planeta, o que causa furações, secas, enchentes, entre outras catástrofes). A emissão de gases gerados pelas indústrias é uma das principais causas da poluição atmosférica. Além do ar, as águas residuais resultantes do funcionamento industrial também contribuem para a contaminação da água e do solo.

O bem-estar e a saúde dos seres humanos estão diretamente ligados à qualidade do meio ambiente. A poluição do ar se transformou no maior fator de risco ambiental para a saúde no mundo.

O governo e as indústrias já vêm investindo em políticas de redução da poluição. Uma destas soluções é para que as empresas estejam ambientalmente corretas, onde esta só consegue o alvará de funcionamento apresentando planos e estudos ambientais que comprovem a emissão da menor quantidade possível de poluentes, além de uma fiscalização eficiente por parte do governo. A população também pode ajudar por meio do consumo consciente.

Fonte: https://www.gazetadacidade.com/brasil/dia-nacional-do-controle-da-poluicao-industrial-e-comemorado-na-terca-feira-14/
https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/dia-do-controle-da-poluicao-industrial-lembra-o-combate-aos-poluentes/




Veja também



Paraná terá a 1ª usina do Brasil a gerar energia por meio de esgoto e lixo
Você sabe porquê comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente?
Londres será a primeira cidade receber o projeto Uber Green
Casal brasileiro cria embalagem vegana para substituir plástico filme e papel alumínio