Posto com energia solar recarrega carros em 15 minutos




A produção de carros elétricos aumenta ao passo que governos estipulam novas metas de restrição às emissões poluentes. Com mais veículos dependentes de energia em circulação, também é preciso aumentar a oferta de postos de recarga. Um novo projeto de estação de carregamento, ecológico e ultrarrápido, pode servir de inspiração para muitas companhias.

Desenhada pelo escritório de arquitetura COBE, com sede em Copenhague, a estação é construída com madeira certificada e painéis acoplados para reter energia solar. A estrutura é rodeada por árvores e gramíneas escolhidas a dedo. Inclusive a parte superior acomoda um telhado verde. A escolha das espécies foi realizada em cooperação com a Sociedade Dinamarquesa de Conservação da Natureza para melhorar a biodiversidade em torno da estação.

Se olhando de fora a estação já agrada, para os usuários a experiência será ainda melhor. Além da estética, todos esses itens ajudam a filtrar luz e sombra criando um local de pausa agradável para os motoristas. Além disso, a tecnologia solar garante um carregamento tão rápido que é possível “abastecer” o carro em apenas 15 minutos. Para se ter uma ideia, a versão mais atual do Nissan Leaf comercializado no Brasil demora 40 minutos para atingir 80% da carga.

Outro ponto de destaque do projeto é que o conceito, inspirado em árvores, é modular e pode ser adaptado às necessidades de cada local ou empresa que decida implantá-lo. Não à toa, ganhou um prêmio de melhor infraestrutura em 2018.

A primeira estação piloto foi instalada na auto-estrada E20 na cidade dinamarquesa de Fredericia. Outras 47 estações do tipo são previstas para serem instaladas ao longo das rodovias escandinavas, sendo sete na Dinamarca, 20 na Suécia e 20 na Noruega.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/arq-urb/mobilidade/posto-energia-solar-recarrega-carro-15-minutos/




Veja também



16 contêineres viram coworking público sustentável em Salvador
Edifícios com fachadas de vidro geram alto impacto ambiental
Sombra das árvores pode reduzir custos com ar condicionado
Cientistas belgas criam painel solar que produz hidrogênio