Sombra das árvores pode reduzir custos com ar condicionado




A presença de árvores traz não só qualidade de vida à quem está cercada por elas, como também é uma aliada financeira, quando presentes em áreas urbanas.


As árvores são capazes de esfriar significativamente as temperaturas nas cidades. Em climas quentes, mais árvores podem reduzir o gasto de energia com ar condicionado, diminuindo o consumo de combustíveis fósseis poluidores.


Investigações experimentais e estudos de modelagem nos Estados Unidos mostraram que a sombra das árvores pode reduzir os custos das casas com ar condicionado em 20% a 30%. Com elas, a temperatura das cidades poderia diminuir em até 8°C e, com a consequente redução do uso de ar condicionado, é possível minimizar também as emissões relacionadas ao aparelho em até 40%.


De acordo com o estudo “Árvores e os efeitos da floresta na qualidade do ar e na saúde humana nos Estados Unidos“, o material particulado, que é prejudicial aos pulmões, é retido na superfície das árvores, enquanto as folhas atuam como filtros, absorvendo gases poluentes e beneficiando a nossa saúde.


A ONU Meio Ambiente ressalta que há espaço para o plantio de um trilhão de árvores a mais, além das 3 trilhões que já existem na Terra, e que plantar árvores nativas, apoiadas por comunidades locais, é um bom caminho a seguir para a restauração do ecossistema.


Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/sombra-das-arvores-pode-reduzir-custos-com-ar-condicionado/




Veja também



Edifícios com fachadas de vidro geram alto impacto ambiental
Após contaminação do rio Pará, ONU diz que segurança ambiental deve ser prioridade na mineração.
Saiba onde descartar resíduos eletrônicos de forma gratuita
Parque Malwee inova com a iluminação ecoeficiente